O objetivo deste post é apresentar uma forma simples de monitorar sensores digitais e analógicos pela internet utilizando os microcontroladores PIC18F da Microchip.

Para realizar o monitoramento, foi instalado o software geniot PRO Industrial (PC) em um computador Windows. A leitura de sensores foram feitas por meio do Kit de desenvolvimento EasyPIC V7 PIC18F45k22 da MikroElektronika utilizando o compilador mikroC PRO for PIC.

Procedimentos:

1° No kit EasyPIC v7 mantenha o jumper J17 no GND, ligue os leds do PORTD através do dip switch  SW3.4 (PORTD)/LEDs . Habilite os resistores de pull-up em RB0 e RB1. Mantenha os jumpers J3 e J4 na posição USB UART e ligue as chaves SW1.1 (RC7) e SW2.1(RC6).

2° Faça download do projeto (link abaixo), descompacte e abra-o no mikroC PRO for PIC (versão demo ou profissional). Compile e grave na sua EasyPIC v7 com PIC18F45K22.

3° Com o software geniot PRO Industrial (PC) Instalado no computador e em seu SmartPhone, conecte o cabo USB do kit EasyPIC na saÍda UART e no PC.

4° Para testar basta pressionar o botão RB0 ou RB1 para que seja disparado um pacote de dados para o servidor cloud. A informação pode ser visualizada pelo smartphone.

5° Caso queira inverter o estado lógico do LED pelo SmartPhone, basta no software do geniot PRO Industrial para PC  habilitar a opção de retorno.

 

 

Mini-Curso Grátis - Internet das Coisas com ESP32 e FreeRTOS (SDK-IDF)
Inscreva-se e receba 7 aulas em vídeo sobre o ESP32 com SDK-IDF (Programação C/C++ Nativa)
Categories: Internet of Things

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bitnami