Olá Prof° Fernando Simplicio

É possível programar o microcontrolador ESP32 utilizando várias linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento IDE.

Diferente de alguns fabricantes de microcontroladores, a Espressif (desenvolvedora do ESP32) não disponibiliza nenhuma IDE de desenvolvimento junto com a distribuição do conjunto de programas (toolthains  – SDK-IDF) para o ESP32. 

Para algumas pessoas isso pode parecer ruim, porém não é, pois muitos programadores já tem habilidades com uma IDE, e assim, ele pode gastar seu tempo no estudo único com o ESP32 e suas ferramentas. Eu, por exemplo, prefiro utilizar o Notepad++ e o editor Sublime. Algumas pessoas preferem o Eclipse e o Atom.

Para programar nativamente em C/C++ o ESP32, precisamos instalar e configurar o SDK-IDF no computador, pois são por meio desses conjuntos de programas que iremos compilar os projetos para o ESP32.

O primeiro passo é fazer o download e a instalação do SDK-IDF. Muitas pessoas se "enrolam" na hora de configurar o SDK-IDF no computador. Para te ajudar, eu gravei esta aula contendo os procedimentos, passo a passo, para a instalação do SDK-IDF nativo em computadores Windows. 

Programação C/C++ para ESP32
É só clicar e assistir. 

>> Aprenda a Instalar o SDK-IDF do ESP32 no Windows (Programação C/C++ nativa)? <<

 

Um Grande Abraço,
Prof° Fernando Simplicio
www.microgenios.com.br
www.geniot.io
cursodemicrocontrolador.com.br
 


Mini-Curso Grátis - Internet das Coisas com ESP32 e FreeRTOS (SDK-IDF)
Inscreva-se e receba 7 aulas em vídeo sobre o ESP32 com SDK-IDF (Programação C/C++ Nativa)
Categories: Internet of Things

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bitnami