Tive a oportunidade de responder algumas importantes dúvidas sobre o Programa de Treinamento em Internet das Coisas para Adalberto Rezende, jornalista e escritor da revista “Plástico Industrial”.

1 – Nome(s) e cargo(s) do(s) entrevistado(s):
Prof° Me. Fernando Simplicio de Sousa
->Professor do curso de Pós-Graduação da Faculdade SENAI-SP
->Sócio Administrador, programador e Fundador da Microgenios Soluções Eletrônicas LTDA
Eng° Gabriel Rosa Paz
->Sócio Administrador, instrutor e Fundador da Microgenios Soluções Eletrônicas LTDA

2 – Como funcionará as parcerias relacionadas aos cursos e eventos sobre IoT propostas?

O geniot PRO Industrial é uma plataforma de internet das coisas 100% Nacional que permite a conexão e o monitoramento em tempo real de máquinas e equipamentos pela internet. Desta forma é possível controlar a produção, gerenciar processos, detectar problemas em tempo real e enviar notificações para manutenção preditivas ou corretivas.

Acreditamos que todos os profissionais técnicos e gestores das industriais precisam entender os benefícios, impactos e as contribuições que a Internet das Coisas traz para uma empresa. Infelizmente essa realidade permanece distantes para muitas empresas brasileiras. 

Por esse motivo, criamos um programa de aprendizagem prática em Internet das Coisas, oferecida gratuitamente para universidades e empresas brasileiras, que tem como objetivo capacitar, de maneira prática e passo a passo, o profissional na área de programação, eletrônica embarcada e internet das coisas, assuntos tecnológicos necessários para a realização de controles e monitoramento de sensores em indústrias 4.0.

Todos os profissionais participantes do programa de aprendizagem prática em Internet das Coisas terão acesso gratuito a cursos online ministrados pela internet ao vivo, poderão fazer download de exemplos de programas e softwares desenvolvidos para os principais hardwares IoT do mercado, tais como Raspberry PI, Arduino e NodeMCU e poderão participar de seminários online. 

3 – Como as instituições de ensino, empresas e os profissionais da área de transformação de plásticos podem participar?

Para participar é simples: durante os meses de Fevereiro a Julho de 2018, basta o aluno ou o profissional realizar o cadastro na plataforma de internet das coisas geniot PRO Industrial através do sitehttps://www.geniot.io. Todas os inscritos receberão por email a agenda das aulas ao vivo e materiais de estudo.

Todos os projetos feitos pelos alunos ou profissionais utilizando a plataforma geniot PRO Industrial deverão ser publicada no formato post no site www.geniot.io. Esses projetos nos ajudarão a divulgar a plataforma a fim de manter a versão acadêmica gratuita para todas as unidades de ensino. 

Para incentivar os alunos, no final de cada trimestre teremos:

-> Ranking dos melhores Projetos de Internet das Coisas. 
-> Sorteio de Cursos Online para os três melhores projetos. 

4 – Há pacotes específicos para profissionais da indústria de plásticos ou serão desenvolvidos?

A plataforma de internet das coisas geniot PRO Industrial é oferecida na versão acadêmica, destinada para alunos e pesquisas acadêmicas, e a versão professional Gold, destinada para empresas que precisam de uma plataforma de internet das coisas para o monitoramento de seus produtos. Garantindo assim Time-To-Market de apenas 6 semanas. 

Para vencer a concorrência, acreditamos que o mercado da indústria de plásticos precisa agregar serviços e valores aos seus produtos. Por esse motivo, desenvolvemos a plataforma geniot PRO Industrial para ser de Baixo Custo, simples de usar e com suporte a integração com muitos hardwares.

Além disso são disponibilizados na versão profissional Gold: 
-> Uma instância integralmente sua armazenada em servidor de alto desempenho AWS Amazon.
-> Customização da IDE (logotipos e Cores) para adequação com a identidade visual da empresa/marca. 
-> Painel Administrador para criação e gerenciamento de contas de departamentos, linha de produção, produtos, máquinas ou de filiais. 
-> Interface 100% customizada para tablets, smartphones e notebooks. 

Para diferenciar seus produtos dos concorrentes, na versão profissional Gold, o industrial poderá vender suas máquinas e equipamentos e fornecer uma conta para o seu cliente. Desta forma ele poderá agregar SERVIÇOS e VALORES ao seu produto (diferenciando-se do concorrente), pois o cliente final terá acesso a uma plataforma de internet das coisas que poderá controlar e monitorar o produto que ele comprou do industrial. 

5 – Como funciona o plano especial geniot PRO Industrial Gold?

A versão profissional geniot PRO Industrial Gold foi destinada para uso comercial e dá suporte ao gerenciamento de até 500 sensores (entende-se que uma grandeza no formato analógica, digital ou de texto a ser monitorada é uma variável), capacidade de envios de 2000 eventos por mês (email, SMS e Telegram), com direito a customização de Logotipo e domínio URL próprio. 

Por ser uma plataforma IoT escalável e nacional, é possível programar novos recursos conforme as novas necessidades da indústria.

6 – Como funciona o software gratuito geniot PRO Industrial Acadêmico? Como os interessados podem utilizá-lo?

A versão acadêmica do geniot PRO Industrial dá o direito a utilização de um dashboard individual para o aluno onde ele poderá monitorar até 10 sensores e ter acesso a todos os recursos gráficos (widgets). Diferentemente da versão profissional Gold, na versão Acadêmica não é possível editar o logotipo, URL e nem acessar o painel administrador de usuários.

Para integrar as máquinas e equipamentos industriais na plataforma geniot PRO Industrial certamente os alunos e profissionais vão precisar de treinamentos. Para ajudar esses profissionais disponibilizamos treinamentos online e presenciais. Atualmente existem inúmeras aulas em vídeo gratuitas de usabilidade do geniot que podem ser encontradas no site www.geniot.io. 

7 – No release foi mencionado que cada conta de usuário permite o monitoramento de até 10 sensores. Assim, que tipos de sensores podem ser monitorados dessa forma? Como é feito o monitoramento?

Para melhor compreensão, imagine um sensor acelerômetro. 

Normalmente esses tipos de sensores oferecem três grandezas (digitais ou analógicas), sendo dados do eixo X, Y e Z. Caso queira monitorar esse sensor pelo geniot, você precisará configurar 3 das 10 variáveis disponíveis, sendo uma variável responsável pelo controle de cada eixo do sensor.

É possível monitorar muitos sensores, desde sensores de temperatura, umidade, luz, acelerômetros,termopares, giroscópios, termômetros, infravermelhos, cores, proximidade, altitude, movimento, ultravioleta, barômetros, ECG, corrente, tensão, vibração, qualidade do ar, CO2, hidrogênio, gás LPG e metano, manômetros, magnéticos, pressão, fumaça, ozônio, detecção de água, volume, capacitivos, e muitos outros. 

Todos os sensores que foram listados, oferecem como ‘saída’ uma grandeza numérica ou de texto, das quais são suportadas pelo geniot. 

8 – É ou será possível aumentar a quantidade de sensores monitorados por meio de uma conta? Caso positivo, como?
Sim. A versão Gold já oferece inúmeros recursos que atendem grande maioria das necessidades das indústrias. Entretanto, caso exista a necessidade de aumentar o número de sensores ou de eventos, isso pode ser solicitado, e assim, customizado para o cliente. 

9 – As parcerias consistirão no fornecimento de outros tipos de produtos e/ou serviços? Caso positivo, quais?
Sim. Diferentemente de outras plataformas de internet das coisas do mercado, o geniot PRO Industrial pode ser customizado de acordo com as necessidades específicas da indústria. Isso sem dúvida alguma vai demandar o fornecimento de outros produtos e serviços para o cliente, desde treinamentos ao desenvolvimento de softwares específicos. 

A Microgenios, empresa em que fundamos, completou 13 anos de história. Atuamos principalmente no mercado de treinamentos em sistemas embarcados e programação, além do desenvolvimento de softwares para internet das coisas. Os profissionais da indústria plástica precisam se qualificar nesta área de sistemas embarcados e programação. Neste assunto podemos oferecer excelentes treinamentos e softwares de apoio.
Mini-Curso Grátis - Internet das Coisas com ESP32 e FreeRTOS (SDK-IDF)
Inscreva-se e receba 7 aulas em vídeo sobre o ESP32 com SDK-IDF (Programação C/C++ Nativa)
Categories: Internet of Things

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bitnami